Seminários

Pesquisas Interdisciplinares em Informática na Educação: Trajetória, dificuldades e reflexões — com o Prof. Clodis Boscarioli

Seminário: Pesquisas Interdisciplinares em Informática na Educação: Trajetória, dificuldades e reflexões

Transmissão, terça-feira, 13/09, às 19:30https://youtu.be/ZbdlvgtIWP4

Resumo: A interdisciplinaridade não existe por si só, mas sim provocada num processo continuado, dependente da prática integrada e cotidiana de profissionais de diferentes áreas, sejam da Computação ou não, que nele estejam envolvidos. Nesta palestra, aspectos de pesquisa interdisciplinar serão discutidos, com foco na trajetória do palestrante – e de seu Grupo de Pesquisa – em Informática na Educação.

Bio: Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIA (Grupo de Inteligência Aplicada), ambos da UNIOESTE.